
Conheça a Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro de cerveja!!!
O Estilo nasceu em Santa Catarina em 2016. As cervejarias locais começaram a produzir berliner weisse com adição de frutas frescas e deixando ela com um pouco mais de alcool que a tradicional receita alemã.
A Berliner Weisse é uma cerveja de trigo alemã diferente das tradicionais Weissbier principalmente porque em sua fermentação são utilizadas leveduras lácticas. Isso confere peculiares notas ácidas a essas cervejas. Batizada no século XVII por Napoleão Bonaparte como a "Champagne do Norte", na Alemanha as Berliner Weisse geralmente são servidas com adição de xarope de frutas.
Essa foi a inspiração para que um grupo de cervejeiros de Santa Catarina criasse o que viria a ser o primeiro estilo brasileiro de cerveja reconhecido pelo BJCP, Beer Judge Certification Program, e teve sua inclusão no Guia de Estilos em 2018. Depois, em 2021, a Brewers Association também incluiu o estilo no guia internacional.
Unidos para produzir uma cerveja desse estilo, a Cervejaria Blumenau e o The Liffey Brewpub batizaram a primeira cerveja com o nome de Catharina Sour: a Coroa Real, uma colaborativa com adição de abacaxi e hortelã.
Depois o então presidente da ACASC, Associação Catarinense de Cervejarias Artesanais, Carlo Lapolli fez um workshop para debater o assunto e depois de divulgados os métodos, chegou-se a uma diretiva do estilo.
Frutas são obrigatórias, porém não necessariamente as tropicais: a exigência para o estilo é que sejam adicionadas frutas frescas.
A Catharina Sour é produzida com trigo e cevada, é leve, refrescante e altamente carbonatada. Possui acidez láctica equilibrada mas proeminente, baixo ou nenhum amargor e as frutas devem ter sempre uma qualidade fresca e aromática. O teor alcoólico varia entre 4,0% e 5,5% abv.
A coloração da cerveja geralmente é determinada pela fruta adicionada, mas deve ser dourada se a fruta não tiver cores proeminentes. A alta carbonatação e o trigo combinam-se para trazer uma espuma densa e persistente, algumas vezes tingida com a cor da fruta.
O nível de acidez é tipicamente moderado, mas não deve ser tão acentuado a ponto de ofuscar a fruta. A fruta pode trazer uma impressão de doçura, mas a cerveja deve ser bem atenuada, com o final seco. O amargor é tão baixo que não é perceptível. A acidez é o que dá o equilíbrio ao caráter da fruta. Aroma e sabor de lúpulo também não estão presentes.