Helles

Helles



Overture



Nics Choperia



Bamberg



Helles

Helles
Helles

A Munich Helles é um dos estilos de cerveja comerciais mais famosos que existem. Ele nasceu na cidade de Munique, na Alemanha, no século 19. Por isso, dá para dizer que é um estilo cervejeiro bem recente, se compararmos com outros que existem há mais de 4 ou 5 séculos.
 

Foram criadas em 1894 para competir com as cervejas claras Pilsner. 
 

Por volta do final do século 19, havia um predomínio do estilo tcheco Pilsner na Europa, sendo esse um grande sucesso comercial e, portanto, o mais vendido também. Essas cervejas Lagers, de cor límpida, vindas da região da Boêmia, eram extremamente populares naquela época.
 

Esse domínio da Pilsner trazia um temor para os cervejeiros Alemães – em especial os da região da Bavária – de perdem a liderança e, sobretudo, a relevância que possuíam na fabricação de cerveja na Europa. Assim, para não ficarem para trás dessa concorrência, as cervejarias de Munique precisavam criar uma cerveja capaz de competir com a pilsen ou mesmo superá-la.
 

Elas tem a cor de amarelo médio a palha, compostas por espuma branca cremosa e persistente. No aroma, há a presença de grãos maltados, além do aroma de lúpulo baixo, podendo ser condimentado, herbal ou floral.
 

Os exemplares mais frescos tendem ainda a ter mais aroma de malte doce. O sabor segue o mesmo perfil do aroma, sugerindo dulçor e baixa presença de sabor de lúpulo condimentado, floral ou herbal.
 

Este caráter maltado pode desaparecer com o tempo. A impressão geral das cervejas do estilo Munich Helles é de uma Lager alemã limpa, maltada, de cor dourada, com sabor de grãos doces e um final suave e seco. A presença sutil de lúpulo, que pode ser de perfil condimentado, floral ou herbal, entre as suas demais características, fazem com que a bebida seja bastante refrescante.