Kölsch

Kölsch



Bamberg



Nics Choperia



Colônia



Kölsch

Kölsch
Kölsch

O estilo de cerveja Kölsch é originário da cidade de Colônia, na Alemanha, que está situada às margens do Rio Reno no noroeste da Alemanha. O termo Kölsch é o nome do dialeto falado nessa cidade.

É uma cidade muito antiga. Fundada no Século I, viveu e desempenhou grande protagonismo em grande parte da história da Alemanha.

A Alemanha é considerada o paraíso das Cervejas Lager e, em 1603, Colônia decidiu abrir mão dos métodos de fabricação de cervejas lager, que já era a moda no país nessa época.

Eles aprovaram uma lei declarando que apenas as cervejas de alta fermentação (Ales) poderiam ser produzidas.

Não se sabe com certeza o motivo que os levaram a tomar essa decisão. Uma das hipóteses é que, na época eles não possuíam tecnologia de refrigeração desenvolvida e a cidade não tinha o clima ideal (temperatura) necessário para a produção de cervejas de lager.

Ou talvez fosse simplesmente uma necessidade de ser diferente.

De qualquer forma, esta decisão permitiu que alguns estilos antigos de cervejas alemãs sobrevivessem através dos tempos.

A Cerveja Kölsch encontra seus ancestrais nestes estilos antigos de cervejas alemãs mas, surpreendentemente a Cerveja Kölsch, pelo menos como sabemos, é um estilo bastante novo.

O nome foi usado pela primeira vez pela Cervejaria Sünner, uma das mais de quarenta cervejarias de Colônia, antes da Segunda Guerra Mundial.
 

Depois das guerras, poucas destas cervejarias permaneceram ativas, e até o final da década de 1940 a maioria ainda não havia retomado suas atividades.
 

Em 1986, 24 cervejarias de Colônia se reuniram para garantir que a Kölsch permanecesse uma cerveja estritamente da cidade de Colônia.
 

Essa associação, chamada Kölsch Konvention, garantiu que o nome Kölsch somente poderia ser usado para descrever uma cerveja fabricada em Colônia.
 

O nome Kölsch é uma indicação geográfica protegida, como Champagne ou Borgonha. Entretanto, há diversas cervejarias ao redor do mundo que produzem sua própria versão da bebida.
 

A bebida é uma cerveja bem delicada, que possui uma cor clara e brilhante. Sua espuma é branca e de baixa persistência. Seu aroma nos revela um tom frutado, graças à fermentação que é utilizada nesse estilo de cerveja.


Geralmente, a cerveja Kölsch é servida em copos de 200ml, chamados de Stangen.