
O estilo rauchbier pertence a escola cervejeira alemã. Acredita-se que esse estilo tenha sido criado na região da Francônia, na Baviera. Contudo, hoje ele é considerado um estilo típico de Bamberg, uma região também da Alemanha.
Rauchbier é a famosa "cerveja de bacon".
O estilo rauchbier é bem diferente dos estilos que a grande maioria das pessoas estão acostumadas a beber. Ele possui aroma e sabor que lembram bacon e linguiça defumada. Em alemão, “rauch” significa “fumaça”. Por isso, essa cerveja tem esse nome exatamente por ser produzida a partir de maltes defumados.
Não existe uma versão oficial para como esse estilo surgiu. A mais usada é que de duante um incêndio em uma cervejaria o malte ficou impregnado pela fumaça. Como não tinha muito recurso, o dono se viu obrigado a usar esse malte para a produção da cerveja e, ao contrário do que imaginou, essa cerveja com o malte "defumado" acabou caindo no gosto popular.
Como essa é uma cerveja defumada, a percepção no paladar é de sabor de bacon. Aquele mesmo bacon que talvez te lembre uma feijoada. Essa é, portanto, uma experiência sensorial diferente bem diferente.
As reações de quem bebe uma rauchbier variam bastante. Há quem goste e beba litros dela, assim como há os que não gostam dessa presença defumada na cerveja.
O seu amargor não é muito presente. Dessa forma, o que fica realmente caracterizando nessa cerveja é seu toque defumado.
O seu teor alcoólico também não é muito elevado e a sua carbonatação costuma ser de média para alta.