
Weizenbier (Weiss) são cervejas do sul da Alemanha feitas com malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura, muito conhecidas por seu tom claro e opaco. No alemão, a palavra weizen significa trigo e weiss significa branco.
A história do estilo se confunde com a evolução das cervejas, pois em cada parte do mundo, grãos diferentes eram usados, conforme a disponibilidade.
A Weiss chegou a ser "proibida" e quase extinta graças a Reinheitsgetbot, Lei da Pureza Alemã, já que o trigo não era permitido na fabricação de cerveja.
A lei alemã determina que uma cerveja artesanal de trigo deve ter, pelo menos, 50% de malte de trigo, o restante pode ser malte de cevada.
Em alemão, weiss significa BRANCO e weizen significa TRIGO. Na Alemanha costumam-se referir a essa cerveja por Weissbier ou Weizenbier e a diferença é uma questão regional, norte e sul da Alemanha. Tem quem use como diferença a aparência da cerveja, mas isso não é regra. A weiss seria uma cerveja com mais turbidez e a weizen uma cerveja mais límpida. Tanto que o termo Weiss, supostamente surgiu por essa referência a turbidez, que as vezes deixa a cerveja com partículas claras.
No processo de produção, a cerveja pode ser filtrada, nesse caso é chamada de Kristallweizen, pois o resultado da filtragem é uma transparência de cor bem clara.
Quando a cerveja tem o prefixo Hefe em seu nome, que significa fermento, quer dizer que a cerveja não foi filtrada e ainda resta algum fermento em sua composição. Dessa forma, a cerveja pode apresentar uma turbidez. Assim, a cerveja pode ser denominada como Hefe-Weiss ou Hefe-weizen.